Biografia ilustrada


Trajetória pessoal

Minha formação é autodidata. Eu sempre desenhei, em qualquer lugar e a qualquer momento. Isso não significa que eu aprendi sozinho. Pelo contrário, eu sempre aprendi muito com o trabalho de várias pessoas que nem sabem que eu existo. A elas, o meu agradecimento anônimo.

O prazer de desenhar e o poder da criação me estimularam desde cedo a buscar novas formas de expressão. Sempre foi divertido (e um pouco sofrido) experimentar. E por um tempo eu ainda me espantava e não entendia porque as pessoas em geral não desenhavam também!

A partir de um momento na infância, eu decidi que eu queria o desenho como profissão e por isso logo que pude, me mudei de Porto Alegre para São Paulo. Desta forma, eu tive oportunidade de trabalhar em várias redações de jornais e revistas, contando sempre com o apoio e ajuda de muita gente, a quem eu também sempre vou agradecer.


Geral
Local e data de nascimento

• Porto Alegre, em 13 de janeiro de 1961

Formação

• Autodidata.
• 1986 — Curso livre de aquarela com Zélio Alves Pinto.
• 2015 — Curso de animação clássica na Escola Melies

Competências

• Ilustração, design gráfico e vídeografismo.

Detalhes
Jornalista

Registro profissional 21.433/SP

1985–2018 — Ilustrador freelancer
Ilustrador, designer gráfico e infografista

Tenho trabalhado como ilustrador freelancer, paralelamente à rotina das redações. Entre as publicações para as quais contribuí, estão as revistas Mercado Global, Época, Época Negócios, Veja, Veja São Paulo, Gula, Cláudia, Imprensa, Playboy, 4 Rodas, Vip, Ícaro, Globo Rural, Meu Dinheiro, Scientific American Brasil, editoras Moderna, FTD, Laselva e empresas como McDonalds, Nestlé, Ipiranga de Petróleo, TV Globo, Rádio Eldorado, Ferrero Rocher, Unesp, Banco Santander, Banco Real, Cofap, Credicard, Goodyear, AON, Air Liquide e Votorantim.

1997–2018 — Viva e Deixe Viver
Ilustrador e designer gráfico

A Associação Viva e Deixe Viver capacita voluntários para contarem histórias para crianças e adolescentes internados em hospitais, além de promover várias atividades voltadas para a saúde e educação no âmbito do terceiro setor. Participo deste projeto desde o começo, em 1997, criando ilustrações, produzindo material gráfico e, nos últimos anos, também vídeos e animações.

2008–2014 — Diário do Comércio
Ilustrador, designer gráfico e infografista

A experiência no Diário do Comércio foi interessante porque havia uma demanda constante por ilustrações variadas, além de fotomentagens e infográficos. .

2004–2007 — IstoÉ
Capista, designer gráfico, ilustrador e infografista

O trabalho na IstoÉ representou o retorno a uma publicação semanal, com ênfase na criação das capas, com uma demanda forte nas áreas de design gráfico e tratamento de imagens. Além disso, a produção de infográficos e fotomontagens era intensa.

2003–2004 — Diário de S. Paulo
Ilustrador, designer gráfico e infografista

O Diário de S. Paulo foi mais uma publicação onde eu pude desenvolver projetos de ilustração e infografia.

2003 — Forbes Brasil
Ilustrador, designer gráfico e infografista

A revista Forbes Brasil foi mais uma publicação na área de economia, finanças e negócios onde eu pude desenvolver projetos de ilustração e infografia.

2000–2002 — Valor Econômico
Ilustrador, designer gráfico e infografista

O trabalho no Valor foi também um momento em que pude acompanhar uma publicação desde o início. Aqui meu trabalho era quase exclusivamente criar ilustrações e infográficos para as capas dos cadernos especiais do jornal. Isso era uma oportunidade de ter liberdade criativa em um espaço generoso.

1997–2000 — IstoÉ Dinheiro
Capista, designer gráfico, ilustrador e infografista

O trabalho na IstoÉ Dinheiro foi uma opportunidade de acompanhar uma publicação desde o início, participando da criação do projeto editorial. O fato de ser uma publicação semanal e ter uma equipe enxuta resultava numa demanda de trabalho intensa e variada, incluindo, além de várias ilustrações, muitas fotomontagens, títulos de matérias ilustrados e a confecção da capa.

1989–1997 — Estadão
Ilustrador, designer gráfico e infografista

O período no Estadão foi fundamental no meu desenvolvimento profissional. As demandas variadas e renovadas de uma publicação diária me permitiram desenvolver a agilidade sem descuidar da qualidade. O trabalho ia além da ilustração, incluindo também design gráfico e infografia. Além disso, este foi o período em que se começaram a usar os recursos eletrònicos de editoração e criação gráfica, o que demandou uma mudança completa nos métodos de trabalho usados até então.

Outros
Cursos ministrados

• 2001 — Curso de Photoshop e tratamento de imagens para a equipe do departamento de arte do jornal Valor Econêmico.
• 1996 — Curso de Photoshop básico para a equipedo departamento de arte do Estadão.

Premiações

• 2009 — Exposição no 2º Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro.
• 1992 — Prêmio de ilustração jornalística do I Salão Internacional de Desenho de Imprensa, Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.

Congressos

• 1995 — Congresso da SND, Society of Newspaper Designers, Barcelona.

Idiomas

• Fluência em inglês e em espanhol, leitura em alemão.
• Certificados de alemão, níveis básico e médio do Instituto Goethe de São Paulo.